Laboratórios de Águas e Análises Clínicas

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

• Por onde eu começo?

Qualquer pessoa pode se direcionar a Unidade Básica de Saúde ou ao CTA do Ciscopar e solicitar os exames de HIV, Sífilis ou Hepatite B. Esses exames são de livre demanda e serão realizados no Laboratório de Análises Clínicas do Ciscopar.

• Os resultados demoram quanto tempo?

Os exames realizados no laboratório, chamados de convencionais, demoram até 3 semanas. Os “testes rápidos” são bem mais rápidos e ficam prontos em 30 minutos.

• Como funcionam os testes rápidos? Ele são confiáveis?

Você pode solicitar a realização do teste rápido ao invés do convencional para os exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. A vantagem é que ficam prontos na mesma hora e o paciente já sai com o laudo de resultado em mãos. Se o teste rápido de Sífilis e Hepatite der positivo ainda precisa de uma confirmação com o exame laboratorial convencional.

• Onde eu retiro os resultados?

Na Unidade onde você solicitou os exames (UBS ou CTA).

• Eu sou gestante, quais exames tenho direito no laboratório do Ciscopar?

Toxoplasmose, HIV, Sífilis e Hepatite B. Seu parceiro também tem direito aos exames de HIV, Sífilis e Hepatite B.

• Descobri que tenho hepatite, como será meu acompanhamento no Ciscopar?

Através da solicitação do nosso médico, você realizará coletas de sangue para o exame de PCR, sempre que necessário. Ele é importante para monitorar a progressão da doença e a resposta terapêutica. Os medicamentos para o seu tratamento serão cedidos gratuitamente pelo CTA, no Ciscopar.

• Descobri que tenho HIV, e agora?

Temos uma equipe completa para lhe apoiar, faremos todos os exames necessários e você receberá seus medicamentos gratuitamente. O HIV ainda não tem cura, portanto o acompanhamento no Ciscopar é muito importante para o controle da doença.

 

 

LABORATÓRIO  DE  ANÁLISES  DE   ÁGUA

  • Para que serve analisar a água?

Toda água que a população toma deve ser potável, ou seja, deve estar apta ao consumo humano sem causar doenças. Para saber isso a única solução é realizar uma análise microbiológica e físico-química. Não conseguimos ver se ela é boa ou não a olho nu, pois as bactérias são microscópicas.

  • Será que a minha água é potável?

Se a água da Sanepar chega até a sua casa e você mantém sua caixa d´água limpa, PARABÉNS, você bebe água potável! Não tenha receio e beba água da torneira à vontade. Ela é de ótima qualidade e faz bem a saúde.

  • Eu tenho uma mina ou poço, como faço para realizar uma análise?

Se você usa essa água para consumo da sua família, você tem direito a solicitar uma análise. Ligue para a Vigilância Sanitária de seu município e peça para conversar com o responsável pelas coletas de água. Mas lembre-se, não realizamos análise para água usada com suínos, bovinos, aviários, piscinas ou açudes.

  • Vale a pena gastar dinheiro com os galões de 20 litros?

Não, não vale a pena. Os galões retornáveis podem não estar bem limpos e armazenados, contribuindo para o crescimento de microorganismos. Além disso, galões e garrafas pet contem produtos químicos que se misturam com a água e que, com o uso contínuo, alteram um hormônio do nosso corpo chamado estrógeno, provocando riscos a saúde.

  • O que significa quando a água da torneira fica esbranquiçada?

Ao contrário do que se imagina, isso não é excesso de cloro. Esse efeito esbranquiçado significa que a água foi “mexida com muita pressão”, você pode deixá-la parada por alguns minutos que tudo voltará ao normal.

  • É verdade que a água boa vai acabar?

Sim, a água potável é um recurso finito e vai acabar. O que você pode fazer é evitar todo o desperdício possível na sua casa. Ajude a proteger as árvores, pois elas protegem nossa água. Pense em como ser sustentável nas próximas décadas!

Camila Peiter Beninca

Laboratório do Ciscopar - Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná

Rua Rui Barbosa, 1858 - Toledo – PR.  www.ciscopar.com.br   Fone - (45) 3379-6916