Centro de Especialidades do Paraná

O Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná – CISCOPAR, pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação, na forma da Lei no 11.107, de 2005, para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum. Regulamentado pelo Decreto n° 6.017/2007, O Consórcio obedece aos princípios, diretrizes e normas definidos na Lei Federal n° 8.080/1990.

Dentre os serviços ofertados aos usuários do Consórcio, o Centro Regional de Especialidades – CRE, é uma Unidade de Atenção Especializada destinada à assistência ambulatorial em consultas médicas e exames para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Fundado em agosto de 1993, juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná - CISCOPAR, o CRE  atende os dezoito municípios que integram a 20ª Regional de Saúde, sendo: Assis Chateaubriand, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi. Possui uma estrutura com consultórios e salas de exames, com atendimento das 7h00min às 19h00min de segunda a sexta feira.

No ano de 2015 o serviço foi ampliado mediante a inauguração da nova sede do CISCOPAR. Juntamente com a mudança de endereço veio a mudança de nomenclatura de CRE para CEP – Centro de Especialidades do Paraná. Novos exames foram incorporados ao serviço e novas especialidades médicas contratadas.

O Centro de Especialidades do Paraná tem como principal função garantir o acesso da população as consultas nas diversas especialidades e também realizar apoio diagnóstico. Por se tratar de atendimento ambulatorial, a consulta/exame precisa ser agendada antecipadamente, este agendamento é realizado pelas secretarias de saúde mediante encaminhamento realizado pelos clínicos das UBS (Unidade Básica de Saúde). As vagas disponibilizadas por um prestador são distribuídas entre os 18 municípios consorciados, de acordo com a sua população. 

Atualmente o serviço é composto por uma equipe multiprofissional composta de coordenador, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, serviço social, psicologia, nutricionista, serviço de apoio.

Os serviços oferecidos pelo CEP estão divididos entre consultas médica de diversas especialidades e exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneoromiografia, ultrassonografia, holter 24 horas, MAPA, teste esforço, ecocardiograma.
As especialidades atendidas no CEP     incluem Ortopedia, Otorrinolaringologia, Angiologia, Neurologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Urologia, Proctologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesia, Cardiologia, Geriatria, Neurocirurgia, Psiquiatria, Reumatologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Pneumologia.

Além disso contamos com a prestação de serviços terceirizados através de Consultas especializadas; Diagnóstico por laboratório clínico; Diagnóstico por radiologia; Diagnóstico por ultrassonografia; Diagnóstico por tomografia; Diagnóstico por ressonância magnética; Diagnóstico por medicina nuclear in vivo;Diagnóstico por endoscopia; Diagnóstico por radiologia intervencionista; Fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia; Fornecimento de óculos e próteses oculares.