Notícias

Equipe MACC participa de capacitação sobre a Rede Mãe Paranaense

15/08/17 - 13:54:05 (Douglas Caetano)

Os integrantes da equipe do Modelo de Atenção as Condições Crônicas (MACC) participaram nos dias 09 e 10 de Agosto do 1º módulo da capacitação de cuidados no pré-natal, puerpério, criança e adolescente, oferecido pela 20º regional de saúde, que teve como tema a Rede Mãe Paranaense.

O objetivo desta capacitação foi contribuir para o desenvolvimento de competência do corpo técnico e gerencial da Atenção Primária à Saúde (APS), nos 18 municípios da área de abrangência da 20º Regional de Saúde, para que cada equipe possa realizar cuidado ao pré-natal, puerpério e puericultura, conforme estratificação de risco, para a população sob sua responsabilidade (SESA, 2017). A equipe MACC, representada pelo enfermeiro Marcos Soares e pela gerente Melissa, apresentou o funcionamento da Rede Mãe Paranaense na atenção secundária.

Em 2012, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) implantou a Rede Mãe Paranaense que propôs a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida (SESA, 2017). Os atendimentos da Rede Mãe Paranaense no MACC, ocorrem desde 2014 e são destinados a gestantes de alto risco e risco intermediário, assim como, a crianças de alto risco até um ano de idade. A equipe responsável é multiprofissional e hoje conta com: enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicóloga, obstetra, pediatra e apoio administrativo, que prestam um serviço humanizado e especializado aos pacientes.


Mural do Fotos