Notícias

O SIM PR tem aumento em atendimentos neste primeiro semestre

10/08/17 - 8:16:47 (Tiago Murilo)
Alterado em: 10/08/17 às 8:24:14 por Tiago Murilo

No Serviço Integrado de Saúde Mental - SIM PR, neste primeiro semestre de 2017, foram realizados 121 acolhimentos integrais, com uma média de 20 por mês, em comparativo com o ano passado temos um aumento de 32%. A droga que é mais utilizada desde a abertura do serviço em 2014 continua sendo o álcool, em segundo lugar o tabaco e em terceiro a maconha. Entre as identidades de gênero, os que mais usam drogas em tratamento com o nosso serviço, são os homens, contudo as mulheres tiveram um aumento de 65% na busca pelo tratamento em comparação a 2016.

Quando o paciente saí do período de acolhimento noturno ele volta a seu município de origem com o que chamamos de plano de alta, orientações para a secretaria de saúde sobre o que ele precisa fazer para dar continuidade de seu tratamento, assim acompanhamos sua evolução nesse trabalho em rede.

O SIM PR é uma estratégia de saúde pública, acolhe seus pacientes com humanidade, tem uma equipe interdisciplinar que favorece um tratamento completo, oferece atividades que ultrapassa a visão biomédica e agrega o fortalecimento de autonomia ao paciente.

O serviço está cada vez mais conciso em suas ações, fortalece a rede de atendimento e consegue possibilitar para as pessoas que estão tendo um prejuízo pelo uso de drogas, uma perspectiva de repensar suas ações e de construir um planejamento de vida de maneira mais saudável.