Notícias

JULHO AMARELO - CAMPANHA DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS 2017

01/08/17 - 14:02:45 (Douglas Caetano)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

No dia 28 de julho aconteceu o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, com isso, O CTA/SAE-CISCOPAR  em parceria com 20ª Regional de Saúde e SESC, realizaram campanha com teste rápido de Hepatite B e C no SHOPPING PANAMBI do Município de Toledo das 10 ás 21 hs, para além da testagem, foram realizadas orientações sobre prevenção, formas de transmissão e cuidados necessários. Foram distribuídos folders educativos e preservativos, a campanha não tem custo a população e todo o atendimento é feito de forma sigilosa.

Entre as hepatites virais, a hepatite B e C têm maior incidência em nossa região que compõe os 18 municípios pertencentes a 20ª Regional de Saúde e CISCOPAR.

Por ela ser uma doença silenciosa que causa uma inflamação no fígado existem muitos portadores que não sabem que estão infectados pela Hepatite, e acabam descobrindo e iniciando o tratamento quando a doença já está em um estágio avançado com a cirrose hepática ou câncer hepático instalado.

A transmissão das Hepatites B e C são: via sexual sem uso de preservativo, contato com sangue contaminado na transfusão de sangue antes de 1993, uso de materiais não esterilizados (piercings, tatuagens, alicates de unhas, lâminas de barbear) e pela transmissão vertical de mãe para o filho.

A prevenção se dá pela vacinação da Hepatite B, o não compartilhamento de instrumentos conforme citado acima, e o uso de preservativo.

Promover informações de prevenção às hepatites é uma das responsabilidades constantes nas diretrizes dos profissionais de saúde.


Mural do Fotos