Notícias

CTA/SAE Realiza Tratamento Supervisionado em Gestantes

31/05/17 - 11:01:50 (Douglas Caetano)

CTASAE-CISCOPAR SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM ATENDIMENTOS DE INFECTOLOGIA, realiza trabalho supervisionado nos casos de gestantes portadoras do vírus hiv/aids, evitando assim casos de transmissão vertical Mesmo estando restrita desse ato de amor que é amamentar, a mulher precisa ter a consciência e a confiança de que com  tratamento e acompanhamento ela pode ter seu filho saudável, evitando assim casos de transmissao-vertical. "Parece inacreditável uma mulher que contraiu HIV/Aids gerar uma criança saudável. A gestante precisa estar atenta ao tratamento e acompanhamento   Em 2016, foi registrado, na 20ª Regional de Saúde, o nascimento de 21 crianças (filhas de mães com HIV/Aids). Todas com seus filhos saudáveis…",          Essas mães já sabiam que eram soropositivas HIV/Aids ou tiveram diagnóstico  durante a gestação. Elas fizeram tratamento correto seguindo orientações da equipe multiprofissional.No primeiro quadrimestre de 2017, o CTA/SAE está acompanhando o tratamento de 11 crianças que, por diversos motivos não realizaram tratamento-supervisionado. "Algumas iniciaram o tratamento, mas não seguiram com rigorosidade como deveriam”, lamenta Suzana. Guizzo Coordenadora do CTA/SAE.

A farmacêutica do CTA/SAE Adriana Valéria Timm explica que, devido os avanços nos medicamentos, as gestantes"utilizam o mesmo tratamento que outra mulher adulta.

Antigamente, eram administrados outros remédios, contudo, com as novidades no mercado e em pesquisa ficou comprovado  "que elas deveriam seguir o tratamento convencional.