Notícias

Laboratório de análises clínicas recebe certificação de 'Excelente' pelo PNCQ

Programa Nacional de Controle de Qualidade certifica por mais um ano consecutivo o laboratório de análises clínicas do Ciscopar como 'excelente'
08/05/17 - 9:30:03 (Administrador)
Alterado em: 08/05/17 às 9:36:25 por Administrador

O Laboratório de Análises Clínicas do Ciscopar recebeu por mais um ano consecutivo a certificação de “Excelente” pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade - PNCQ. Este certificado é de extrema importância para o Ciscopar e para os seus usuários, demonstrando que os serviços prestados pelo laboratório possuem qualidade e confiabilidade.

O Laboratório Clínico do Ciscopar realiza exames de Hepatite B e C, HIV, Sífilis, Toxoplasmose, teste-rápido de dengue, além de coletas de sangue para exames de CD4/CD8, Carga Viral do HIV, Carga Viral dos vírus da Hepatite B e C.  Além desses, realizamos a coleta de sangue para a realização de Genotipagem do HIV e da Hepatite C, que é realizada no Centro de Genomas, em São Paulo.

O PNCQ é um programa que avalia os laboratórios quanto às suas análises, obedecendo normas e diretrizes internacionais preconizadas pelos organismos nacionais e internacionais do planejamento, composição, implantação e avaliação, relativos ao ensaio de proficiência. Hoje o PNCQ é o maior provedor de ensaios de proficiência de porte nacional e representa o Brasil em diversas associações científicas internacionais.

O Laboratório de Análise de Água também recebeu por mais um ano consecutivo o certificado de Controle Externo da Qualidade (Proficiência) emitido pela Controllab. O Laboratório de Água realiza análises para controle de potabilidade da água, Coliformes Totais, Escherichia Coli (bactéria fecal), Flúor e Turbidez (confirmatório).

O Ensaio de Proficiência é uma ferramenta eficaz para determinar o desempenho da fase analítica do laboratório. Aliado ao controle interno e a uma gestão comprometida com a qualidade, promove um profundo conhecimento dos processos de análise e garante a confiabilidade dos resultados.

Além das análises de potabilidade, o Laboratório de Análise da Água do Ciscopar realiza as análises de balneabilidade das piscinas públicas de Toledo. Semanalmente são analisados cloro, ph, temperatura, análises de Coliformes Totais e Escherichia coli em 12 locais do município, como Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI), Complexos Esportivos, Centros de Atenção à Criança e ao Adolescente, Parque das Águas e escolas públicas que possuem piscinas.

Adicionalmente a isso, o Laboratório de Análise de Água do Ciscopar, juntamente com a Emater, Primato, Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, Infraestrutura Rural, Itaipu Binacional, Viveiro Municipal e Florir Toledo estão empenhados em proteger as nascentes de água utilizadas para consumo humano. Para isso, estamos realizando as análises das águas do Projeto “Proteção de Nascentes”. Esse trabalho começou em 2014 e o número de propriedades que recebem essa proteção de sua nascente só aumenta.

Em 2016 foram analisadas e protegidas 14 fontes na região oeste do Paraná. Do total dessas fontes, 13 estavam contaminadas com Coliformes totais e 9 com Escherichia coli. Ao longo do tempo após a proteção, além da vazão da água aumentar, a tendência é que diminuam os níveis de contaminação e a água torne-se apta ao consumo humano, sendo que para isso deve estar livre da bactéria Escherichia coli.

(por Camila Beninca)


Mural do Fotos