Notícias

3 anos de SIM PR!

19/04/17 - 16:14:26 (Tiago Murilo)

              O Serviço Integrado de Saúde Mental – SIM PR administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná - Ciscopar completa neste dia 22 de abril de 2017 seu terceiro ano de atividades junto aos pacientes que precisem de tratamento devido a problemas relacionados com álcool e outras drogas dos 18 municípios pertencentes a 20ª Regional de Saúde do Paraná.

              Todos reconhecemos que o uso de álcool e outras drogas é um grave problema da saúde pública e que para gerir o atendimento adequado à população usuária deve existir uma Rede de Atenção que funcione de forma eficiente dentro dos parâmetros da ressocialização dos indivíduos, minimizando as internações psiquiátricas e promovendo saúde e bem estar.

               Dentro dessa premissa, o SIM PR foi implantado, visando valorizar a estrutura da comunidade na qual está inserido, levando em consideração sua problemática, sua organização, seus valores, normas e crenças, de maneira a objetivara inserção de toda a comunidade e, principalmente, de todos os serviços da Rede de Atenção Psicossocial no contexto da melhoria da qualidade de vida dos usuários e seus familiares.

Notamos segundo relatos de alguns municípios a diminuição no índice de procura para o internamento via central de leitos para alas psiquiátricas em hospitais, tendo como fator determinante o acolhimento noturno e a continuidade do tratamento desses pacientes no SIM PR. Foi constatada também uma melhoria na comunicação da rede, dando com isso maior consistência ao tratamento do paciente.

                Outra forma de avaliação foram os feedbacks dados pelos pacientes na “caixa de sugestão” no qual os pacientes, não identificados, fizeram alguns apontamentos sobre todo o tratamento.  Eles relatam que o serviço oferece um trabalho que tem tanta qualidade ofertada que alguns ficam até em dúvida se é realmente público. Outros dizem que é um começo importante em seu tratamento. Revelam que a equipe trata verdadeiramente de forma humanizada. Apontam ainda que gostam das atividades desenvolvidas.

As atividades realizadas pelo SIM PR serviram também de experiência exitosa para os demais municípios, os quais desenvolveram, por exemplo, oficinas de trabalho semelhantes, treinamento voltado a seus técnicos e melhoraram os fluxos de trabalho. 

                A concretização de um trabalho envolvendo a rede dos municípios abrangentes, executado por técnicos envolvidos nesta construção e a abertura ao que trazem de novo os pacientes referenciados ao SIM PR nos levam a crer que atingimos as diretrizes do SUS de equidade e integralidade, pois visamos atender o sujeito que faz uso de drogas de maneira ampla e despida de preconceitos ou barreiras. Com efetividade nas ações estamos conseguindo ampliar as formas de tratamentos, possibilitando novas formas de adesão, acompanhamento terapêutico e reinserção social.

                A rede por sua vez está mais concisa e assim produzindo uma maior dinâmica de cuidado aos pacientes. O trabalho intersetorial demonstra o envolvimento conjuntos dos equipamentos, se desdobrando em um trabalho em equipe mais eficiente.

                A inovação trazida nesse percurso foi o investimento nas pessoas: pacientes, redes de trabalho e equipes intersetoriais. Enquanto constituintes da rede de atenção psicossocial ter o olhar humanizado, abertura para novas ideias, colocar o sujeito como participante em seu próprio cuidado, possibilita em suas singularidades trabalhos inovadores.

Página: https://www.facebook.com/simprciscopar/