Notícias

Dia mundial sem tabaco

31 de maio dia mundial sem tabaco
08/06/16 - 17:35:52 (Administrador)

Dia Mundial Sem Tabaco

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o tabagismo integra o grupo dos transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa na Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10, 1997) e é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. É reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Para a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como - tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Com isso neste dia o SIM PR (Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná) do Ciscopar juntamente com o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) do município de Toledo, fará uma atividade alusiva a tal data, no qual será montada uma tenda da saúde na praça Willy Barth no centro de Toledo com a equipe de tais unidades, orientando a população sobre as questões do tabagismo, além de realizar exames de diabetes, aferição de preção arterial e entrega de informativos. O grupo de tabagismo em Toledo é realizado pelo CAPS AD e pela Unidade Básica de Saúde do centro, nos outros municípios da 20ª de saúde são realizados ou pelas UBS ou CAPS I.

Tiago Murilo Correa Neves – Psicólogo e gerente do SIM – PR