Notícias

Campanha do Novembro Azul para funcionários do CISCOPAR

24/11/16 - 13:48:27 (Douglas Caetano)

Para a Campanha do Novembro Azul o CISCOPAR promoveu no último dia 18/11/2016 uma tarde especial para todos os seus funcionários HOMENS. Com a intenção de conscientizar cada um sobre os cuidados com a saúde.
Neste dia foi realizado Palestras sobre DST’s, HIV/AIDS e Hepatites Virais e Cuidados com a Saúde do Homem e também foram realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C pelo enfermeiro Marcos Soares.
Contamos também com a colaboração das acadêmicas do curso de Estética da Unipar Campus Toledo-PR para a realização de higienização fácil, massagem relaxante e sobrancelha.
Foi uma tarde agradável onde os funcionários saíram da rotina de trabalho, do estresse do dia-a-dia além de aprenderem mais sobre como cuidar da sua saúde.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.
O objetivo do Novembro Azul, no entanto, é diagnosticar casos no início, quando as chances de curam beiram 90%.
Fatores de risco:
Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);
Histórico familiar;
Raça (maior incidência entre os negros);
Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;
Sedentarismo;
Obesidade.

Sintomas (só aparecem nos casos avançados):
Vontade de urinar com urgência;
Dificuldade para urinar;
Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro;
Dor óssea;
Queda do estado geral;
Insuficiência renal;
Dores fortes no corpo,


MARCOS SOARES
Enfermeiro CTA/SAE-Ciscopar
Coren-PR 453.940


Mural do Fotos