Notícias

I CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÕES SOBRE ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO e/ou PÉRFURO CORTANTES e VIOLÊNCIA SEXUAL

18/11/16 - 7:59:31 (Douglas Caetano)
Alterado em: 18/11/16 às 8:12:55 por Douglas Caetano

CTA/SAE CISCOPAR realiza capacitação:

Os acidentes em que profissionais de saúde se expõem a sangue e outros fluidos biológicos devem ser considerados emergência médica, havendo, portanto, necessidade de se priorizar o atendimento no mais curto espaço de tempo possível.
As condutas específicas a serem tomadas visam evitar a disseminação do VIH, VHB e VHC no ambiente de trabalho.

VIOLÊNCIA SEXUAL
A violência sexual é uma das manifestações da violência de gênero mais cruéis e persistentes. Diz-se persistente porque a violência sexual atravessa a história e sobrevive. Por um lado, na dimensão de uma pandemia, atingindo mulheres, adolescentes e crianças, em todos os espaços sociais, sobretudo no doméstico; por outro, na forma de violência simbólica e moral, aterrorizando, em especial, o imaginário das mulheres, tanto produzindo vulnerabilidades quanto promovendo uma sensação de constante insegurança, contribuindo para a perpetuação de uma cultura violenta e patriarcal.

OBJETIVOS
•    Capacitar os profissionais (médicos, dentistas, enfermeiros, técnico em enfermagem e farmacêuticos) dos 18 municípios da 20ª regional;
•    Normatizar o atendimento dos acidentes de trabalho com exposição à material biológico nos municípios da 20ª RS;
•    Garantir a todos profissionais que sofreram exposição à material biológico, acompanhamento clínico e laboratorial de qualidade.
•    Capacitar os profissionais da 20ª RS da importância do diagnóstico das DST’s e o tratamento o quanto antes;

PÚBLICO ALVO
Profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) que atendem os pacientes dos 18 municípios da 20ª Regional de Toledo;

 

MARCOS SOARES
Enfermeiro CTA/SAE Ciscopar
Responsável Técnico
COREN-PR 453.940


Mural do Fotos