Notícias

Campanha Celebração em combate ao HIV/AIDS

06/12/19 - 16:42:29 (Administrador)

No domingo de 01 de dezembro, a equipe do CTA/SAE – Ciscopar, saiu de sua rotina de trabalho para ir ao encontro da população ofertar a campanha “Celebração em combate ao HIV/AIDS”.

A ação foi realizada na Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, localizada no Lago Diva Paim Barth, e teve como objetivo oferecer à população testagem de forma gratuita para as doenças sífilis, HIV, Hepatite B e C.

Cerca de 60 pessoas passaram pelo evento para esclarecer suas dúvidas sobre IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Hepatites e HIV/AIDS. Contabilizamos o atendimento de 30 pessoas para aferir pressão arterial e testagem de glicemia, 36 pessoas para a testagem de sífilis, HIV, Hepatites B e C. Obtivemos dois resultados positivos para Sífilis, nenhum resultado positivo para HIV, nenhum resultado positivo para Hepatites B ou C. E foram distribuídos cerca de 250 panfletos informativos para as pessoas que passavam ou caminhavam junto ao lago municipal.

Pode-se observar durante o evento, que muitas pessoas ainda são resistentes tanto à testagem quanto a obter informações sobre as doenças que abordamos. Esta atitude pode ser justificada, de modo geral, pelo fato de que, para boa parte da população, falar em Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/AIDS ainda é tabu. As pessoas evitam, sentem vergonha.

Porém nós da equipe do CTA/SAE – Ciscopar, ficamos felizes em poder proporcionar esse serviço à população. Assim, conseguimos perceber que esse trabalho é de suma importância para quebrar o estigma que ainda existe, tanto às doenças quanto para com nosso trabalho enquanto Centro de Testagem e Aconselhamento. A iniciativa foi produtiva também, para conscientizar e favorecer o autocuidado da população.



Mural do Fotos