Notícias

1° de dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS!

29/11/19 - 15:04:37 (Assessoria de Imprensa)

O dia primeiro de dezembro foi instituído pelo Ministério da Saúde, desde 1988, como o Dia de Luta Conscientização e Combate à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Esse dia e o mês de dezembro, além da conscientização para a prevenção e combate à disseminação do vírus, marcam a época do ano em que buscamos promover solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão para com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS, a fim de diminuir o estigma e preconceito.

O laço vermelho, muito utilizado no mês de dezembro e, mais recentemente, também em outros meses, simboliza a ligação dessa doença com o sangue e a ideia de paixão, solidariedade e comprometimento com a luta.

O CTA/SAE – Ciscopar realiza, entre outras demandas de doenças infectocontagiosas, o trabalho de promoção, prevenção, conscientização, detecção e tratamento referente ao HIV/AIDS. Hoje, atendemos 987 pessoas que convivem com o vírus HIV/AIDS, e neste ano de 2019 até o mês de outubro, tivemos 114 novos diagnósticos para a doença, entre os residentes dos 18 municípios consorciados.

Este ano o CTA/SAE organizou a ‘Celebração da Luta Contra a AIDS’, que acontecerá no dia 1º de dezembro, das 16h às 21h, na Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, localizada no Lago Diva Paim Barth. Nesse dia ofereceremos testagem gratuita para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites virais, bem como divulgação dos serviços ofertados pelo CTA/SAE e informações referentes às IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Hepatites e HIV/AIDS. As atividades desenvolvidas no dia 1º e no restante do mês de dezembro, visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção, e incentivo para a firmação de novos compromissos com essa luta.