Notícias

DIA NACIONAL DOS ESTOMIZADOS

13/11/19 - 9:42:55 (Assessoria de Imprensa)

Em 1985, a Sociedade Brasileira dos Ostomizados (ABRASO), por meio da Lei nº 11.506/2007, definiu que o dia 16 de novembro seria alusivo a um ideal: “deixar de lado o preconceito contra as pessoas portadoras de uma estomia. A data marca também a conquista da inclusão da estomia como deficiência física por meio do Decreto nº 5.296/2004, permitindo a esses pacientes todos os benefícios que possuem as pessoas com deficiência no Brasil. A partir deste Decreto, esses pacientes ganharam um importante instrumento, a Portaria n.º 400 do Ministério da Saúde, que dita a implantação de Serviços de Atenção a Saúde das Pessoas Estomizadas em todo o território brasileiro, orientando Estados e Municípios para o atendimento a esses pacientes.



As pessoas estomizadas são aquelas que, em decorrência de algum tipo de trauma ou doença inflamatória, são submetidas a um procedimento cirúrgico o qual consiste na abertura de um orifício (estoma), ligando um órgão oco com o meio externo. Esse estoma pode ser temporário quando existe condição de reversão ou definitivo para casos em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente amputados.



O portador de uma estomia muitas vezes sofre com o preconceito, pois após a cirurgia é necessário cuidados especiais o que pode acarretar algumas limitações, mas nada impede que ele mantenha uma vida normal realizado suas atividades de vida diária. O principal desafio é a própria aceitação da pessoa que foi submetida à cirurgia, passando a entender os desafios e aceitar a sua nova condição de vida.



A bolsa coletora é o equipamento indispensável para a pessoa estomizada, este deve conter características essenciais que garanta uma reabilitação individualizada, trazendo de volta a autonomia e qualidade de vida do paciente, e funciona como uma extensão do seu corpo.



Neste sentido o Ciscopar atualmente é a instituição referência para a dispensação de insumos de colostomia aos pacientes pertencentes à 20ª Regional de Saúde. O consórcio conta com um Enfermeiro Estomaterapeuta que contribui no processo de reabilitação, oferecendo uma assistência de qualidade, individualizada e humanizada garantindo uma melhor adaptação de sua nova condição de vida.



Nesse dia tão especial em que comemoramos o dia dos estomizados, deixe de lado o preconceito, pois acabar com ele é uma tarefa que exige a dedicação de todos nós.  A equipe do Ciscopar os parabeniza por este dia!   




O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-a e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”.



Napoleão Bonaparte




Mural do Fotos