Notícias

II CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VOLTADA À ASSISTÊNCIA DO PACIENTE OSTOMIZADO

Inscrições abertas até 19/10/2016
03/10/16 - 9:54:19 (Administrador)
Alterado em: 03/10/16 às 9:55:30 por Administrador

A ostomia é uma abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parte externa do corpo. A abertura da ostomia é conhecida como estoma. Existem três tipos diferentes de ostomia: 1) Colostomia: A extremidade de uma pequena parte do intestino grosso (cólon) é trazida, através de uma abertura cirúrgica, para a parte externa do abdome; 2) Ileostomia: A extremidade final do intestino delgado é trazida, através de uma abertura cirúrgica, para a parte externa do abdome; 3) Urostomia: Procedimento mediante o qual uma bexiga comprometida é removida e um pedaço do intestino delgado é utilizado, então, para criar uma bolsa para a urina. Em seguida, a extremidade desse pedaço do intestino é trazida, através de uma abertura cirúrgica, para a parte externa do abdome. Com a ostomia, a urina ou evacuação (fezes) é "redirecionada" para sair pelo estoma e entrar em uma bolsa carregada do lado externo do abdome.

O CISCOPAR, em conjunto com a Associação dos Ostomizados de Toledo, presta assistência aos pacientes ostomizados, fornecendo-lhes também os dispositivos necessários.

Levando em consideração que muitos ostomizados estão debilitados e/ou acamados e necessitam de um cuidado realizado pelos profissionais e/ou orientados pelos mesmos à família, torna-se de extrema importância a capacitação dos enfermeiros visando à assistência a esses pacientes, bem como estendê-la aos profissionais que prestam assistência do paciente durante o período de hospitalização.

O CISCOPAR em parceria com a 20ª Regional de Saúde promove a II capacitação voltada à assistência do paciente ostomizado no dia 25 de outubro das 08:00 as 18:00 horas no auditório da FASUL Campus Toledo. O público alvo estende-se a médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e estudantes. As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas pelo site do CISCOPAR  até as 24 horas do dia 19 de outubro de 2016.

Inscrições, no link abaixo:

http://www.ciscopar.com.br/2016/portal/view.php?p=eve&id=c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b

(Por João B. Vieira)