Notícias

25 de outubro - Dia Nacional da Saúde Bucal

24/10/19 - 16:05:05 (Administrador)
Alterado em: 25/10/19 às 11:40:41 por Administrador

Neste dia 25 de outubro são comemoradas duas datas importantes: o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista. As datas têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal. Nesta sessão, apresentaremos um breve texto informativo sobre as Próteses Totais.



Durante o último século, a forma de tratamento mais utilizada para reabilitar os desdentados foi a Prótese Total suportada inteiramente pela mucosa que recobre o osso remanescente do rebordo alveolar.



A retenção e a estabilidade dessas próteses – consideradas os pontos mais críticos desse tipo de tratamento – são influenciadas por muitos fatores, tais como qualidade e quantidade de saliva, a ação da musculatura e a oclusão. Além disso, nem sempre se conseguem as condições ideais de retenção e estabilidade devido a condições desfavoráveis, tais como anatomia do rebordo residual, problema de coordenação neuromuscular e intolerância ao uso de prótese por parte do paciente.



Com a confecção de Próteses Totais, parte da função mastigatória é restaurada e, com isso, conseguimos minimizar a velocidade do processo de reabsorção óssea alveolar. Porém, o processo não é interrompido, o que gera a necessidade de confecção de novas próteses em intervalos de aproximadamente cinco anos, para conseguirmos manter esse processo sob controle, minimizando muito o desconforto do paciente. Esse fator pode alterar a velocidade da reabsorção óssea alveolar, quanto mais bem adaptada, menores são os traumas que a prótese provoca sobre a fibromucosa e maior o conforto e o grau de restauração da função mastigatória.



O sucesso das Próteses Totais, mais do que outro tipo de prótese, depende não só dos tecidos moles, mas da saúde e atitude do paciente. Portanto o atendimento ao usuário deve ser integral e não se restringir apenas à cavidade bucal, pois a “saúde é indivisível”. É importante que durante o exame clínico se ganhe a confiança do paciente, pois isto pode significar o êxito do tratamento. Para que esse relacionamento paciente-profissional seja promissor é necessário que se dê toda atenção ao paciente como se ele fosse o único ser atendido, dispendendo o tempo que for necessário, com um diálogo agradável, porém sério e digno, pois a análise é realizada também por parte do paciente.



 



A prótese dentária, é umas das especialidades ofertadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Ciscopar. Neste ano de 2019, de janeiro a setembro, foram entregues 1.112 próteses dentárias totais. A especialidade confecciona ainda próteses dentárias parciais removíveis, sendo entregues no mesmo período 1.206 próteses parciais, somando um montante de 2.318 peças protéticas entregues neste período.



 



Colaboração: Dra. Francelise Rossoni



Mural do Fotos