Notícias

A conscientização para prevenção e tratamento da Sífilis

23/10/19 - 11:27:11 (Assessoria de Imprensa)

O mês Outubro é um mês bastante especial para a área da saúde, além dos trabalhos voltados para o combate ao câncer de mama – Outubro Rosa - tratamos também sobre o combate à Sífilis. O terceiro sábado do mês de Outubro é dedicado à conscientização para os riscos dessa infecção. O objetivo da campanha é alertar a população para o diagnóstico e tratamento desta infecção sexualmente transmissível. 

Mas o que é a Sífilis? 

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível –IST, causada pela bactéria Treponema Pallidum. É transmitida por meio de relação sexual (vaginal, anal e oral) desprotegida por uma pessoa infectada, ou ainda pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou o parto. A infecção é passível de prevenção e tem cura, diferentemente de outras doenças. Portanto a melhor forma de estar protegido é com o uso de preservativo.

Além do uso do preservativo como proteção, é extremamente importante a realização do teste rápido e, se a infecção for detectada, iniciar o tratamento da maneira correta. O não tratamento da sífilis pode levar a sérias complicações, tanto para si próprio, quanto para o bebê no caso da gestação.

A doença pode se apresentar de várias formas clínicas e é classificada em diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). 

No Ano de 2019, de janeiro a setembro o CTA/SAE realizou 1092 testes rápidos de sífilis, dos quais 90 foram reagentes, sendo todos estes tratados. O teste rápido leva em torno de 15 minutos e é gratuito. 



Mural do Fotos