Notícias

CAPACITAÇÃO EM MANEJO CLÍNICO DA TUBERCULOSE

13/09/19 - 9:34:38 (Administrador)

Nos dias 29 e 30 de agosto de 2019 aconteceu em Curitiba a Capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose, onde o médico Infectologista Felipe Augusto de Lucena Oliveira e a enfermeira Saionara Savaris Batista, ambos lotados no CTA/SAE, se fizerem presentes em busca de atualização.



O Evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná em parceria com o Programa Nacional de Tuberculose, e na ocasião foram apresentadas as novas recomendações do Plano Nacional de Controle de Tuberculose, assim como o Novo Manual de Recomendações para Controle da Tuberculose no Brasil, lançado em 2019.



O CTA/SAE, setor de infectologia do CISCOPAR, é referência para os 18 municípios de abrangência da 20ª Regional de Saúde para o atendimento de Tuberculose Droga Resistente, assim como também para realização da Prova Tuberculínica – PT, através da aplicação do PPD para diagnóstico da infecção latente da tuberculose (ILTB).



A tuberculose é ainda uma das doenças que mais mata no mundo, e na população portadora do vírus do HIV, é a doença oportunista que causa o maior número de hospitalização e morte.



O manejo da tuberculose persiste como um desafio aos profissionais e gestores de saúde, o cenário atual aponta para a extrema necessidade de atuar de maneira eficiente em busca da prevenção e cura do agravo.



 



-- 



Texto por: Jéssica Sartor



Mural do Fotos