Notícias

CTA/SAE CISCOPAR inicia o fornecimento da Profilaxia Pré-exposição do HIV- PrEP

12/08/19 - 11:00:39 (Douglas Caetano)

Você sabe o que é a Profilaxia Pré-Exposição ao Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida HIV/Aids, chamada PrEP? É um novo método de prevenção à infecção causada pelo vírus do HIV/Aids que consiste na tomada diária de um comprimido que impede a doença de infectar o organismo.
A PrEP vem para somar na prevenção combinada junto a PEP (Profilaxia pós-exposição), preservativos masculino, feminino, testes rápido de ampla demanda e materiais informativos. Embora a PrEP seja uma aliada importante na prevenção do HIV/Aids, não previne as outras Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) como sífilis, gonorreia, clamídia, HPV, entre outras.
A PrEP está indicada, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, para a população com maior risco de infecção pelo HIV (homens que fazem sexo com homens, Gays, travestis, transexuais, casais onde um dos parceiros tem diagnóstico para o HIV e profissionais do sexo).
Dois profissionais do CTA/SAE, juntamente com a Coordenação Regional Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, receberam capacitação pela Secretaria de Estado de Saúde, em Curitiba, no dia 18 de junho de 2019 e, posteriormente, no dia 07/08/2019, repassaram as informações, por meio de capacitação interna, aos profissionais que estarão envolvidos na recepção, acolhimento e atendimento da PrEP para a população.
Deste modo, com a implementação de mais esta ferramenta de prevenção ao HIV/Aids, o CTA/SAE – CISCOPAR passa a ser referência no atendimento/fornecimento da Profilaxia Pré-Exposição para os 18 municípios pertencentes à 20ª Regional de Saúde.
O atendimento do CTA/SAE acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, no CISCOPAR, na Rua Rodrigues Alves, nº 1473 - Jardim Coopagro. Telefone: 45 3252-3524.

Texto por: Coordenação CTA/SAE, Jéssica; Maiara, Psicóloga; Dr Felipe, médico infectologista.

Mural do Fotos