Notícias

Campanha de prevenção de álcool e outras drogas

09/07/19 - 17:32:31 (Administrador)
Alterado em: 09/07/19 às 17:33:11 por Administrador

O dia 26 de junho é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate as Drogas, sendo no Brasil o dia Nacional ao Combate as Drogas.



A organização Mundial de Saúde define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento (OMS).



Nesta quarta-feira (10/07/2019) as equipes do CAPS AD III / SIM PR CISCOPAR e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) do Município de Toledo juntamente com a 20° Regional de Saúde e Guarda Municipal, estarão realizando uma ação junto à população de orientações acerca da prevenção, conscientização e divulgação dos serviços existentes para pessoas que procuram tratamento especializado em relação à dependência química na Praça Willy Barth.



A ação englobará não só alusão ao Dia Internacional de Combate as Drogas, mas também o dia 10 de junho, instituído pela Lei 18.894/2016 como o Dia Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de bebida Alcoólica e também o “Junho – Paraná sem Drogas”.



A atividade acontecerá das 08h30min às 16h00min e o objetivo da ação é proporcionar um espaço de reflexão a partir da interação entre equipes técnicas e a sociedade, através da realização de panfletagem, orientações, exames de HGT e aferição de pressão arterial.



A Coordenadora do CAPS AD Lauana Weschenfelder Voss e o Coordenador do CAPS AD III /SIM PR CISCOPAR) Tiago Murilo Correia, explicam que as pessoas com algum tipo de sofrimento devido ao uso de substâncias psicoativas com residência fixa em Toledo podem procurar o CAPS AD localizado na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1876 Jardim La Salle, e os pacientes pertencentes aos Municípios atendidos pela 20° Regional de Saúde, bem como aqueles em situação de rua poderão procurar o CAPS AD III, localizado na Rua Independência 1983, também no Jardim La Salle, para que possam realizar o tratamento. Quando houver necessidade de desintoxicação por até 14 dias, os pacientes de Toledo bem como os dos outros Municípios (consorciados do CISCOPAR) poderão fazer tal modalidade de tratamento no CAPS AD III.



 



Texto por: Tiago Murilo Correia Neves