Notícias

Hanseníase e Tuberculose: Diagnóstico, Tratamento e Acompanhamento na Atenção Básica

21/05/19 - 10:41:22 (Administrador)
Alterado em: 21/05/19 às 10:46:06 por Administrador

A hanseníase e a tuberculose são doenças infecciosas causadas por bactérias. Apesar de curáveis, elas constituem grave problema de saúde pública no país, em razão do número de infectados e diagnóstico tardio. Muitas pessoas desconhecem que são portadoras dos bacilos transmissores e acabam disseminando a enfermidade. Outras vezes, por se considerarem curados, os doentes abandonam o tratamento.

O quadro atual de Hanseníase e Tuberculose no âmbito Regional trás a necessidade de capacitar os profissionais da atenção básica dos 18 municípios de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná, e 20ª Regional de saúde, para que estes sejam capazes de perceber, diagnosticar e tratar estes agravos em suas unidades de saúde.

Sendo assim, o CTA – CISCOPAR, a 20ª Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde de Toledo, realizarão nos dias 02 e 03 de julho, a Capacitação sobre Hanseníase e Tuberculose. O evento tem como público alvo médicos e enfermeiros que atuam na atenção primária, e acontecerá no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC, sito RUA DA UNIAO, 500 - VILA BECKER.
 

O cronograma de conteúdo se dará da seguinte forma:

  • 02 de julho
    • Manhã: Hanseníase
      Dra. Fabiola – Médica Dermatologista/Hansenologista, e Enfermeira Marlene (Ambulatório TB e MH).

    • Tarde: Hanseníase
      Dra. Fabiola – médica dermatologista e Hansenologista, e Enfermeira Marlene (Ambulatório TB e MH).

 

  • 03 de julho

    • Manhã: Hanseníase
      Dra. Fabiola – médica dermatologista e Hansenologista.
      Enfermeira a confirmar.

    • Tarde: Tuberculose
      Dr. José Eduardo Mainart Panini – Médico Infectologista.

 

Para o evento é importante que os participantes tenham em mãos o Protocolo de Diretrizes para Vigilância, Atenção e Eliminação da Hanseníase como problema de Saúde Pública, disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Manual_de_Diretrizes_Eliminacao_Hanseniase.pdf

 

Link para inscrição aqui

 

Responsável pela matéria: Jessica Sartor