Notícias

PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS 2019

03/05/19 - 11:46:09 (Administrador)
Alterado em: 03/05/19 às 11:48:26 por Administrador

Com o objetivo de proporcionar aos alunos da rede pública e privada informações atualizadas sobre prevenção em Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/AIDS, uso de álcool e outras drogas, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná – Ciscopar através dos setores Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada - CTA/SAE e do Serviço Integrado de Saúde Mental - SIM PR, em parceria com o Núcleo de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand, Secretarias Municipais de Saúde e com a 20ª Regional de Saúde, estão desenvolvendo o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas 2019.

O projeto visa promover a educação preventiva e continuada em IST/HIV/AIDS e Drogas nas escolas, construindo um processo de transformação da realidade; ampliar os conhecimentos dos adolescentes e estimular a conscientização da importância da prevenção através de premiação; estimular a participação juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores da realidade; fomentar a inserção das temáticas relacionadas à educação no campo da sexualidade e drogas ao cotidiano da prática pedagógica dos professores; construir conhecimento e experiência a partir do retrato dos jovens e adolescentes.

Para alcançar estes objetivos serão realizadas capacitações com os professores das escolas pertencentes ao Núcleo de Educação de Toledo, Assis Chateaubriand e dos municípios consorciados ao CISCOPAR. A temática deste ano será “DROGAS, IST’s e PREVENÇÃO: Liberdade com responsabilidade em cada ação”. As inscrições são gratuitas e serão realizadas na secretaria da escola em que o aluno está matriculado. O projeto se desenvolverá de acordo com o seguinte cronograma:

  • Divulgação do projeto: 01 de abril a 31 de maio de 2019.
  • Inscrição: 06 de maio a 27 de setembro de 2019.
  • Capacitação aos professores, por agendamento: 01 de abril a 30 de agosto de 2019.
  • Envio das obras: 06 de maio a 27 de setembro de 2019.
  • Resultado: 13 de novembro de 2019.

A solenidade de premiação será realizada no dia 29 de novembro de 2019 no Município de Toledo às 09h00min horas, no auditório do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz - FAG, campus Toledo, localizado na Avenida Ministro Cirne Lima, 2565, Jardim Coopagro.

PREMIAÇÃO: A premiação para os 24 alunos com obras selecionadas se trata de uma bicicleta que será entregue montada, portanto, cada ganhador deve organizar o transporte da mesma.

Os colégios que tiverem seus alunos selecionados participarão de um sorteio no dia 29 de novembro de 2019 onde dois colégios serão sorteados recebendo 1 notebook cada ganhador, totalizando dois notebooks.

Os professores que tiverem seus alunos classificados participarão do sorteio de 4 (quatro) HDs externos.

 

Informações importantes:

As maiores causas de desclassificação das obras são:

  • ausência de comprovante de matrícula;
  • colagem;
  • ausência de assinatura na parte frontal da obra;
  • erros ortográficos;
  • obras enviadas fora do prazo estabelecido.

 

Nesse sentido é imprescindível que as regras do Art. 8º presentes no regulamento sejam seguidas, evitando assim a desclassificação.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.ciscopar.com.br, como também no CTA/SAE pelo telefone (45)3252-3524 e SIM PR no (45) 3277-1383 do CISCOPAR ou na secretaria da escola onde o aluno está matriculado.