Notícias

Palivizumabe no MACC/CISCOPAR

02/04/19 - 17:02:34 (Douglas Caetano)

No dia 12/03/2019 teve início a aplicação do Palivizumabe no MACC/CISCOPAR, sendo este um dos pólos de aplicação do medicamento no Paraná.

 

O Governo do Estado disponibiliza gratuitamente na rede pública de saúde o Palivizumabe, medicamento indicado para aumentar a proteção de crianças contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Nos casos indicados, o Palivizumabe poderá ser administrado em até cinco doses, a cada 30 dias, no período de sazonalidade (maior circulação do VSR).

O período da sazonalidade do vírus no Paraná ocorre entre os meses de abril a agosto de cada ano.

Recomenda-se que a primeira dose do Palivizumabe seja administrada antes do início do período de sazonalidade de VSR e as doses subsequentes mensais, assim a aplicação do medicamento deverá ser iniciada preferencialmente na primeira quinzena de março.

 

Os critérios de inclusão são:

a. Crianças prematuras até 28 semanas e 6 dias de idade gestacional, menores de um ano de idade.

b. Crianças prematuras entre 29 e 31 semanas e 6 dias de idade gestacional, nascidas a partir de janeiro do ano vigente da aplicação do medicamento.

 c. Crianças portadoras de doença pulmonar crônica da prematuridade, independente da idade gestacional, até o segundo ano de vida.

d. Crianças portadoras de cardiopatia congênita, com repercussão hemodinâmica demonstrada, até o segundo ano de vida.

 

Observações:

Deve ser considerada a indicação de profilaxia durante a sazonalidade do VSR, nas seguintes condições:

• Crianças com cardiopatia congênita segundo critérios acima, e que permanece com repercussão clínica da doença, com necessidade de uso de medicamentos específicos e

• Crianças que preencheram critério de doença pulmonar crônica da prematuridade e continuam necessitando de tratamento de suporte como uso de corticóide para doença pulmonar crônica, diurético ou suplemento de oxigênio durante os 06 (seis) últimos meses, antes do início da segunda sazonalidade do VSR.

 

Solicitação do Palivizumabe:

Para solicitar o medicamento, o responsável pela criança deve comparecer à Farmácia do Paraná de referência de seu município portando documentos pessoais da criança, receituário médico com indicação do Palivizumabe e formulário para a solicitação, avaliação e autorização preenchido pelo médico solicitante. O período para solicitação é de 01 de fevereiro a 15 de agosto de cada ano.

 

 

Enfermeira Gabriela Seimetz

Gerente do MACC/CISCOPAR

COREN/PR 416.271


Mural do Fotos