Notícias

Projeto Integração entre o CEO e SIM PR apresenta resultados satisfatórios

19/11/18 - 9:54:48 (Administrador)
Alterado em: 19/11/18 às 10:04:36 por Administrador

Muito se discute sobre a importância do trabalho intersetorial entre setores de saúde pública em nosso contexto, essa possiblidade de trabalho se mostra importante para um atendimento mais integral junto aos pacientes. Neste viés nasceu o projeto de integração do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e Serviço Integrado de Saúde Mental – SIM PR.

“Os pacientes da unidade sempre apresentaram queixas sobre seus problemas dentários devido a dependência de substâncias psicoativas. Tais danos trazem algumas dificuldades tais como, a socialização, a inserção no mercado de trabalho e também da saúde bucal. Dessa maneira, a parceria de trabalho do CEO junto aos pacientes do SIM PR, é de extrema importância para a superação das dificuldades”, relata o gerente do SIM PR Tiago Murilo Correia Neves.

“O uso de substâncias acaba com os dentes, então essa parceria é muito importante”.

(C. A. S. - Usuário beneficiado pela parceria CEO e SIM PR)

O tratamento humanizado é percebido nos dois serviços, como afirma a cirurgiã-dentista e gerente do CEO, Dra. Alessandra Lippert. “Aos sábados, eu quanto cirurgiã-dentista vou até a unidade do SIM PR para buscar os pacientes para serem atendidos, é um atendimento diferenciado que oferecemos em conjunto com ambas as equipes”.

Por ser um tratamento diferenciado, a demanda dos atendimentos vem aumentando consideravelmente. “Eu tinha medo, trauma de dentista e hoje não tenho mais, estou me valorizando mais devido ao tratamento destes serviços”, relata hoje com alivio, o paciente C. A. S., mais um beneficiado pela parceria.

Sobre essa parceria entre os serviços a gerente do CEO afirma que é uma ótima oportunidade para esses pacientes terem acesso ao tratamento odontológico, pois nessa consulta além da primeira avaliação, já iniciamos o tratamento odontológico através da realização de procedimentos mais simples. Estamos conseguindo finalizar o tratamento de muitos deles, mas os que requerem retorno para tratamento especializado, já são também encaminhados para continuidade, e sempre reforço a eles a importância de persistirem em ambos os tratamentos.

Os procedimentos mais comuns são raspagens, em todos os pacientes eu faço primeiramente uma boa limpeza bucal, pois é frequente termos pacientes tabagistas, e é sabido que o fumo acomete os tecidos periodontais, porém já realizamos exodontias, restaurações, acessos coronários para endodontia, placas de bruxismo, além de muitos encaminhamentos para prótese dentária, cirurgias e tratamento de canal, conclui a gerente da unidade.

Percebe-se que os benefícios aos pacientes são muitos, desde a reinserção social quanto a saúde. Ao total já foram atendidos 44 pacientes, nesses 5 meses de projeto, e muitos destes atendidos mais de uma vez.

“Pra mim quanto profissional, é muito bom ter o reconhecimento destas pessoas, que por vezes se sentem tão desvalorizados, e enquanto o meu trabalho puder contribuir para a mudança de hábitos de vida destas pessoas, os fazerem melhor, sem dor e motivados, ele fará sentido”, afirma Alessandra.

“Não sabia que existia um tratamento público assim, gostei muito do resultado da minha prótese”.

(E. A. A. – Usuário beneficiado pela parceria CEO e SIM PR)

Temos como conclusão que parcerias são necessárias para dar conta da complexidade do uso de substâncias psicoativas, que a somatórias dos saberes implica num tratamento mais totalitário e menos segmentado, com isso os pacientes só têm a ganhar.

A frase para resumir o projeto, é do paciente E. A. A - “Hoje eu posso voltar a sorrir”.


Mural do Fotos