Notícias

SIM PR e 20ª Regional de Saúde realizam matriciamento com os municípios

12/11/18 - 7:48:37 (Administrador)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

O Serviço Integrado de Saúde Mental do CISCOPAR juntamente com a 20ª Regional de Saúde deram continuidade as atividades de matriciamento junto aos 18 municípios componentes de nossa região de saúde neste ano de 2018. Uma de nossas atividades de matriciamento foram os encontros de capacitação em saúde mental de nossa rede.

Dessa maneira foram tratados os seguintes temas: “A história que não quer ser dita, uma crítica a higienização”, “abrindo as portas de nossos manicômios mentais”, “de encontro com nossa saúde mental” e “sexualidade, gêneros e saúde”. Tivemos ao total 05 encontros com 50 participantes inscritos.

A proposta de trabalho junto a rede tem sido intensamente debatida em nosso espaço enquanto servidores públicos, precisamos contudo fomentar a interdisciplinaridade assim como a intersetorialidade para darmos conta do que apregoa a conceituação de saúde pela OMS quando denota que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades. É necessário ainda perceber o sujeito enquanto sua integralidade como se refere a política do SUS, e para isso precisamos nomear aquilo que não é dito, quebrar barreiras, se despir dos preconceitos para assim melhor planejarmos as ações de nossos territórios.

Por esse motivo agradecemos imensamente a oportunidade de podemos criar esse espaço de interlocução, autorizado de antemão pela 20ª regional de saúde no nome da diretora Nissandra Karsten, CISCOPAR no nome da Secretária Executiva Marlei Fatima Friedrich, pelos organizadores Psicólogo e gerente do SIM PR Tiago Murilo Correia Neves e Coordenadora de Saúde Mental de nossa Regional Simone Salete Longo Zelonh. Ainda agradecemos ao Professor Ronaldo que nos trouxe pontos e virgulas para questões que não devem ser fechadas. E também a todos os profissionais dos 18 municípios que participaram dessa construção extremamente democrática que é o pensamento. 


Mural do Fotos