Notícias

Municípios consorciados do Ciscopar recebem capacitação do GAL – Gerenciador de Ambiente Laboratorial

09/08/18 - 8:28:31 (Administrador)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

No dia 02 de agosto de 2018 as Vigilâncias Sanitárias dos municípios Consorciados receberam a capacitação sobre o Sistema on-line GAL, realizada pela Carla Felippe (LACEN), Gean Godoy (LACEN) e Camila Peiter Beninca (Ciscopar). A capacitação foi realizada na 20ª Regional de Saúde e contou com a presença de 34 participantes.

Na aprendizagem foi abordado sobre a funcionalidade do Sistema, o qual é utilizado para as solicitações de exames de laboratório no ambiente GAL BIOLOGIA MÉDICA HUMANA, como por exemplo, exames de Dengue, Hepatites, Toxoplasmose, Coqueluxe, Brucelose e Tuberculose que são realizados em Toledo, Curitiba e Foz do Iguaçu.  Além desses, o GAL é utilizado para as requisições de análises de água no ambiente GAL AMBIENTAL, como por exemplo, análise de Coliformes Totais, Escherichia coli e flúor na água de consumo humano.  Adicionalmente, também pode ser utilizado para exames de interesse em saúde pública nos animais, como Raiva e Leishmaniose no ambiente GAL ANIMAL.

Cada município tem o seu login, onde realizam o cadastro do paciente e os exames solicitados. O Laboratório do Ciscopar e o LACEN recebem essas amostras e após realizarem os exames cadastram os resultados, assim cada município tem acesso on-line a todos os dados. O mesmo ocorre para as análises de água. Neste ambiente on-line cada usuário consegue rastrear cada etapa do processo, como por exemplo, quando o laboratório recebeu a amostra, quando iniciou as análises e quando o resultado foi cadastrado, além da liberação final.

Texto por: Camila Beninca


Mural do Fotos