Notícias

Agosto Dourado no MACC

07/08/18 - 10:51:19 (Douglas Caetano)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

As cores vêm para colorir os meses do ano e chamar a atenção da população para temas importantes. Como exemplo, temos o Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (saúde da mulher), Novembro Azul (saúde do homem) e a partir de 2017 tivemos a introdução do Agosto Dourado.

Em 2017 o Congresso Nacional sancionou a lei estipulando Agosto como o mês do aleitamento materno. A Lei 13.435/2017 prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é classificado como o alimento de ouro para a saúde dos bebês e este deveria ser o único alimento até os seis meses de vida, segundo especialistas. Isso porque o leite materno é capaz de prevenir doenças, reduzir a mortalidade infantil e de fortalecer o sistema imunológico das crianças. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos também desenvolvem, em média, mais inteligência, e têm maior escolaridade e renda.

Em alusão a isso, a equipe do Modelo de Atenção às Condições Crônicas – MACC participou no dia 03 de Agosto da Capacitação em Aleitamento Materno com a Enfª Tatiane Mª Pauli do Banco de Leite Humano de Toledo, visando aprimorar os conhecimentos e proporcionar melhor atendimento às gestantes atendidas no setor.

O MACC também realizou no dia 06 de Agosto um evento para discutir o tema com o público alvo: as gestantes. Foram abordados assuntos como: o preparo e avaliação das mamas, principais dificuldades e obstáculos à amamentação, posições para amamentar, alternância das mamas para as mamadas do bebê, confusão de bicos (seio, chupeta, mamadeira), principais problemas que podem ocorrer na amamentação (fissuras, ingurgitamento, mastite), alimentação da mãe, apoio do pai no cuidado da criança, entre outros. O evento contou com a participação da equipe do MACC e da Enfermeira Tatiane Mª Pauli.

Ao final da palestra, as gestantes foram convidadas a escrever no mural o significado da amamentação para elas: “Amamentar é...”. Em seguida, foi ofertado um coffee break para confraternização entre as gestantes e a equipe.

 

Gabriela Seimetz

Gerente do MACC/CISCOPAR


Mural do Fotos