Notícias

CISCOPAR Realiza Capacitação Para Acadêmicos Do Curso De Medicina Da Universidade Federal Do Paraná

12/06/18 - 15:44:45 (Douglas Caetano)
Alterado em: 12/06/18 às 15:51:34 por Douglas Caetano

O Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná – CISCOPAR teve a satisfação em receber nos dias 04 e 08 de junho os acadêmicos do 5º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná para uma aula/ treinamento sobre estomia. A Portaria Nº 400, de e 16 de novembro de 2009 define em seu art 1º que “pessoa ostomizada é aquela que em decorrência de um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema (digestório, respiratório e urinário), possui um estoma que significa uma abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo”. Ou seja, o paciente estomizados é aquele individuo que em consequência de algum trauma abdominal, trauma retal, doença inflamatória intestinal ou doença congênita tem a alça intestinal exteriorizada na parede do abdômen para a drenagem do conteúdo fecal ou urinário.

Os acadêmicos que participaram do treinamento intitulado “estomas de eliminação : conhecer para cuidar” estão cursando a disciplina de Interação a saúde da comunidade V. segundo a professora e médica da família Mayara Bolson Salamanca que acompanhou os alunos a disciplina de Interação a Saúde da Comunidade, é trabalhado com os alunos a importância dos cuidados da atenção primária para com a população. Ainda segundo Mayara “conhecer sobre Estomaterapia é importante em busca de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Diante disto, programei uma aula aos alunos para apresentar o setor, fluxos, bem como materiais disponíveis e cuidados necessários aos nossos pacientes, pois é conhecendo que se ensina e se aplica o zelo ao próximo. Agradeço a disponibilidade do Estomaterapeuta João em partilhar ideias pois isto é, também, desenvolver habilidades e oportunidade aos futuros profissionais da saúde para melhor cuidado ao próximo”.

A satisfação em receber o treinamento se manifesta também na fala dos acadêmicos:

Manoela Ferreira da Cruz Neta: “A visita ao CISCOPAR foi bastante proveitosa. O enfermeiro João tem bastante domínio do assunto e acrescentou muito ao nosso conhecimento. Foi meu primeiro contato com estomas de eliminação e não esperava encontrar tanta diversidade de bolsas coletoras. A estomia é algo que ainda não vejo muito na prática, mas é importante conhecer o dia a dia do paciente estomizados e como é feito o seu segmento. Agora já sabemos para onde referenciar esses pacientes e acreditar que estão em boas mãos”. 

Carlos Eduardo Mers: "Por muitas vezes, apenas damos importância ao que é visível, ao que é bonito. Nem sempre, entretanto, isso engloba todo o necessário. E quando o paciente tem uma bolsinha, ali, escondida? O que dizer, o que fazer? Gratidão por nos dar essas respostas, João!"

Nicolas Taciano Kunkel: "Na última sexta-feira, foi promovida no CISCOPAR uma aula prático-teórica sobre a estomatoterapia e como é o manejo dos pacientes com essa condição no município de Toledo. A aula foi ministrada pelo enfermeiro João Batista Vieira, por intermédio da professora Mayara Bolson Salamanca, médica de família e comunidade e docente do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo. Além de conhecimentos sobre a fisiologia digestória, técnicas cirúrgicas e indicação da melhor bolsa, um outro me chamou mais atenção: o custo que o Sistema Único de Saúde tem com isso, e como é a gestão do serviço visando o melhor benefício do paciente. Os dois lados dessa 'gangorra' são muito bem equilibrados quando se têm pessoas que trabalham muito para garantir a melhor qualidade do serviço, trabalho esse muito bem desempenhado pelo enfermeiro Vieira e toda a equipe do CISCOPAR. Afinal, o recurso é destinado a todos os municípios da vigésima regional de saúde do Paraná, sendo que a avaliação sobre o que é melhor para o paciente é feita por todo uma equipe que contém cirurgiões, enfermeiros estomatoterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, médicos clínicos, entre outros. Por fim, vale ressaltar que enquanto usuário do Sistema Único de Saúde, e mais ainda como estudante de medicina, eu não conhecia toda essa rede de atenção. Daí a importância de uma aula como essa."

O Ciscopar atende mensalmente 395 pacientes estomizados pertencentes aos 18 municípios de abrangência do Consórcio mediante a entrega de equipamento coletor e adjuvantes de proteção e segurança. Os cuidados dispensada a esses pacientes é bem especifico e é realizado pelo Enfermeiro Estomaterapeuta, João Batista Vieira (especialista em feridas, estomias e incontinência urinária)  que ministrou o treinamento aos acadêmicos.

 

João Batista Vieira

Gerente CRE


Mural do Fotos