Notícias

Neste dia 08 de junho, SIM PR e outros serviços de saúde realizam evento de conscientização ao uso e abuso de bebida alcoólica.

07/06/18 - 10:27:01 (Tiago Murilo)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

O dia 10 de junho é alusivo ao Dia Estadual de Prevenção contra o Uso e Abuso de Bebida Alcoólica, conforme lei Nº 233/2016, criada pelo deputado Estadual José Carlos Schiavinato.

Desta forma, os serviços de saúde do município de Toledo, entre eles, CAPS AD, CISCOPAR (CAPS AD III/ SIM PR E CTA/ SAE), 20º Regional de Saúde e Conselho Municipal sobre drogas (COMAD) realizarão neste dia 08 de junho uma ação junto à população de orientações a cerca da prevenção e redução de danos aos alcoolistas e suas famílias e/ou interessados.

 O objetivo é que a ação proporcione espaços de reflexão a partir da promoção de atividades voltadas ao objetivo da Lei, ou seja, a redução dos danos sociais à saúde e à vida, causados pelo consumo exagerado de bebida alcoólica, além da divulgação dos serviços existentes ofertados a população usuária que procura tratamento e atendimento especializado.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Lauana W. Voss e o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III/SIM PR) Tiago Murilo Correia Neves explicam que as pessoas com algum tipo de sofrimento devido ao uso de substância psicoativa com residência fixa em Toledo podem procurar o CAPS AD localizado na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1876 Jardim La Salle, e os pacientes pertencentes aos municípios atendidos pela 20ª Regional de Saúde, bem como aqueles em situação de rua poderão procurar o CAPS AD III localizados na Rua Independência, 1983, Jardim La Salle, para que possam realizar o tratamento. Quando houver necessidade de desintoxicação por até 14 dias os pacientes de Toledo bem como os dos outros municípios (consorciados do CISCOPAR) poderão fazer tal modalidade de tratamento no CAPS AD III.

As atividades do Dia Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Bebida Alcoólica traz algumas orientações: a bebida alcoólica é a droga mais consumida no país; não é recomendável a ingestão de bebida alcoólica pelas gestantes; crianças e adolescentes não podem e não devem beber; o abuso no consumo de bebida alcoólica pode impactar na família; não existem limites seguros de consumo de álcool para motoristas; o abuso de bebida alcoólica pode alterar o setor produtivo nacional, pois causa acidentes de trabalho, perda de eficiência e absenteísmo; e a bebida alcoólica pode causar doenças. Além de tais orientações estaremos realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, aferição de pressão arterial e exame de glicemia.

Telefones de contato:

CAPS AD de Toledo: (45) 3252-8856 ou (45) 3278-2723

CAPS AD III Regional (SIM PR/CISCOPAR): (45) 3277-1383

CTA/SAE-CISCOPAR: (45) 3252-3524

20ª Regional de Saúde do Paraná: (45) 3379-6900