Notícias

Capacitação Regional Sobre Diabetes e Hipertensão 2018

08/03/18 - 15:48:15 (Douglas Caetano)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

No dia 20/02/2018 nas dependências do Auditório da FAG campus Toledo-PR o MACC (Modelo de Atenção as Condições Crônicas) realizou a Capacitação Regional sobre Diabetes e Hipertensão para médicos e enfermeiros da Atenção Primária a Saúde da 20ª Regional de Toledo, as quais encaminham pacientes diabéticos e hipertensos de alto risco para atendimento no CISCOPAR. O evento contou com a participação de médicos e enfermeiros das unidades tutoriadas dos 18 municípios que atuam na APS (atenção primária à saúde).

O evento ocorreu dia todo com início pela manha com o enfermeiro Marcos Soares gerente do MACC com a palestra sobre o atual funcionamento do MACC, apresentação da equipe multiprofissional, fluxo de atendimento e protocolos. Em continuação a médica endocrinologista do MACC Simone Locatelli apresentou o fluxo na APS até chegar ao MACC, manejo clínico, estratificação de risco e a Linha Guia do Diabetes 2018. A tarde iniciou-se com o enfermeiro Marcos Soares falando sobre o atendimento multiprofissional, sua importância, quais as funções de cada um dentro do MACC e APS (conforme linhas guias DM e HAS). Em seguida o médico cardiologista Eder Quevedo apresentou o fluxo na APS até chegar ao MACC, manejo clínico, estratificação de risco e a Linha Guia do Hipertenso 2018.

O evento foi produtivo e de suma importância, pois os profissionais da APS e do MACCC precisam estar aliançados no mesmo propósito, melhorando a comunicação, as orientações para que os pacientes possam cada dia ser melhor atedendidos.

 

ESP. ENFERMEIRO MARCOS SOARES
GERENTE DO MACC
COREN-PR 453.940


Mural do Fotos