Notícias

CTA - Levando saúde aos moradores de rua

07/02/18 - 9:47:22 (Administrador)
Alterado em: 14/02/18 às 12:43:35 por Administrador

Os indivíduos que se encontram em situação de rua são vítimas constante de preconceitos e de negligências por parte da população.

Quando se pensa nessa população, observa-se que a mesma é reconhecida pela sociedade de forma majoritariamente negativa, quando não, invisível. A invisibilidade é um dos maiores problemas que assola os moradores de rua e isso também os impede de terem seus direitos reconhecidos. Diariamente, o preconceito contra essa população é manifestado através de xingamentos e agressões em que comumente ouve - se palavras como “vagabundo”, “maloqueiro” e “mendigo” para definir os indivíduos que se apresentam nessa situação. Porém, o que poucos têm conhecimento, é que essas definições influenciam a forma como os próprios moradores de rua se percebem e se enxergam.

Em vista de diminuir este impacto neste grupo de pessoas, existem ações que buscam mostrar a importância de resgatar a identidade desses indivíduos, fazendo-os perceber que são seres humanos e que nada os diferencia em relação a seus direitos.  O aumento dos moradores de rua em nosso município é visível e a cada dia. Na busca em proporcionar humanidade e dignidade para estas pessoas, já temos um grupo de apoio chamado “Alimente-se de graça”, o qual se reúne todas as semanas para distribuir alimentos e trocar experiências e conversas com os moradores de rua.

Nosso projeto vem para somar este já existente e proporcionar aos moradores de rua os testes rápidos para:  HIV, Sifílis, hepatite B e C, HGT (TESTE DE GLICEMIA) e verificação de pressão Arterial e consulta médica com  Dermatologista dra. Fabiola Welter que de forma voluntária atendeu esses usuários para avaliação de doenças de pele e Hanseníase Com isso O CTA/SAE-Ciscopar em parceria com o SESC realizamos os tetes rápido e encaminhamos aos pacientes para darem continuidade no tratamento dos que necessitarem.

(Texto por: Suzana Guizzo - Gerente do CTA)


Mural do Fotos