Notícias

SIM PR apresenta resultados extremamente positivos no tratamento de álcool e outras drogas

26/12/17 - 13:58:15 (Tiago Murilo)
Alterado em: 26/12/17 às 14:12:37 por Administrador

O Serviço Integrado de Saúde Mental - SIM PR desenvolveu neste ano de 2017 uma pesquisa de evolução psicossocial com os pacientes do serviço. A metodologia consistiu num levantamento de dados, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas com uma população de 64% de pacientes ativos. A pesquisa foi realizada presencialmente, no período de outubro a dezembro, pelos profissionais do SIM-PR.

Os pacientes ativos no serviço são 248, dentre os quais 159 responderam o instrumento de avaliação, totalizando 64%, alguns em tratamento desde 2014. Para avaliar a evolução do tratamento não foram utilizados dados de pacientes em acolhimento inicial, assim foram utilizados dados de 108 pacientes.

O prognóstico de resultados é visto como positivo, considerando que o retorno ao serviço sugere a existência de um vínculo. Além disso, pôde-se observar que 89% deles relataram ter conseguido permanecer sóbrios por algum tempo e 55% referem estar abstinentes desde o início do tratamento. Ainda, nota-se que 82% dos pacientes conseguiram de alguma maneira reduzir os danos em relação a sua saúde. Os benefícios gerados pelo tratamento foram diversos, sendo que o mais acentuado é a melhora no vínculo familiar como referem 51% dos respondentes.