Notícias

25 de novembro – Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

23/11/17 - 15:25:15 (Administrador)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

Dia 25 de novembro é o Dia do Doador Voluntário de Sangue. A data que homenageia os doadores de sangue de todo Brasil, foi estabelecida através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, data também do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

Este ano a Unidade de Coleta e Transfusão – UCT – de Toledo, popularmente conhecida como Banco de Sangue, homenageará no dia 24/11 esses cidadãos especiais que reservam uma hora do seu dia para fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. As pessoas que forem até a UCT – Toledo nesta data para doar sangue serão recepcionadas com um café especial que estará à disposição durante o dia todo, receberá ainda um cartão com uma linda homenagem e um bombom. E quem efetivar a doação receberá um copo personalizado.

Esses pequenos gestos são uma forma de agradecer a todos os heróis anônimos que diariamente ajudam a salvar vidas!

Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, estar descansado e bem alimentado (não estar em jejum), ter idade entre 16 e 69 anos, ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte). Vale ressaltar que pessoas de 16 e 17 anos podem solicitar na Unidade a autorização para a doação de sangue, sendo necessário o responsável legal autorizar uma pessoa maior de idade para acompanhar o processo de doação. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos só podem doar sangue se já são doadores.

O horário de atendimento do Banco de Sangue é: segunda-feira das 7h30 às 10h30, de terça à sexta das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h.

A UCT – Toledo agradece e parabeniza você, Doador de Sangue, pelo seu dia!

“Para quem doa, são apenas uns minutos. Para quem recebe pode ser uma vida inteira!”

(Texto por: Ayres Dalla Bernardina Neto)


Mural do Fotos