Notícias

11º Congresso de HIV/AIDS e 4º Congresso de Hepatites Virais

09/10/17 - 16:04:16 (Douglas Caetano)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

Nos dias 26, 27,28 e 29 de setembro aconteceu em Curitiba o 11º Congresso de HIV/AIDS 4º Congresso de Hepatites Virais – Prevenção combinada: Multiplicando escolhas, promovido pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais.

            O Congresso foi de riquíssimo conteúdo, trazendo atualizações, mudanças e experiências relacionadas aos dois agravos. O CTA/SAE foi representado com a participação da assistente social Jéssica Sartor e da gerente do setor Suzana Guizzo o qual apresentou um trabalho no evento. O trabalho de tipo pôster contempla o projeto realizado com as aldeias indígenas dos municípios pertencentes a 20 ª Regional de Saúde.

            Entre o conteúdo exposto durante os quatro dias de Congresso, foi discutido sobre a necessidade de se realizar atividades extramuros, o que valoriza o trabalho desenvolvido pelo CTA/SAE que são as campanhas realizadas, ou seja, projetos e atividades desenvolvidas para além do setor, nas delegacias, escolas, aldeias e boates, assim como a parceria com a educação para formar protagonistas nas escolas com o objetivo de conscientizar os adolescentes e jovens quanto ao enfrentamento das IST´s HIV/AIDS e Hepatites Virais, o que é realizado a partir do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

            O Congresso contou com a participação de profissionais de renome no que se refere ao HIV/AIDS e Hepatites Virais e teve como tema principal a prevenção combinada o qual tem duas premissas básicas: o direito de escolha e autonomia das pessoas; e o acesso direito de acesso aos bens e serviços de saúde que, na perspectiva do sistema de saúde, devem estar disponíveis em toda a rede de atenção, garantindo a integralidade, a equidade e o pleno direito a saúde, e a partir deste tema toda a discussão de preconceite, gênero, populações vulneráveis entre outros.

            Todo o conteúdo apreendido no Congresso já está sendo colocado em prática no CTA/SAE que busca o atendimento integral e humanizado de todos os pacientes atendidos no setor.


Mural do Fotos