Notícias

Ouvidoria do CISCOPAR participa de encontro de qualificação realizado pela SESA

01/09/16 - 15:57:17 (Administrador)
Alterado em: 01/09/16 às 15:58:14 por Administrador

A Secretaria da Saúde realizou nesta quarta-feira (24), em Curitiba, o 1º Encontro de Ouvidores dos Hospitais e Unidades Próprias do Estado e Consórcios Intermunicipais. O evento teve como objetivo principal qualificar as ouvidorias para um melhor atendimento aos usuários em suas unidades. Além de discussões sobre a melhora da qualidade, foi apresentado aos participantes o novo Plano Estadual de Saúde 2016/2019. 

O Paraná conta hoje com ouvidorias em 307 municípios, 20 hospitais próprios e 20 consórcios intermunicipais de saúde. De acordo com a ouvidora-geral de Saúde do Estado, Oliva Vasconcellos, estão sendo definidas novas ações com o propósito de alcançar as metas estabelecidas. 

“A principal meta é fazer a implementação nos 399 municípios e em todos os hospitais contratualizados do Estado para que o cidadão tenha esse canal de comunicação com o gestor”, informa Oliva. 

Apenas no primeiro quadrimestre de 2016, foram mais de 6 mil atendimentos. “É importante que a ouvidoria esteja sempre bem estruturada, com processo de trabalho organizado, para que possa acolher o cidadão, vendo sua necessidade e suprindo a sua demanda”, complementa Oliva. 

De acordo com a ouvidora do Hospital Zona Norte de Londrina, Patrícia Regina Ferreira, é muito importante esse encontro para a troca de experiência entre os ouvidores. “A gente sempre fica muito isolado, cada ouvidor em sua unidade. Quando temos essa oportunidade de compartilhar nossa vivência é muito válido, pois assim a gente pode ver as coisas boas de um local e aplicá-lo também no nosso”, diz. 

Encontro qualifica ouvidores de hospitais e consórcios de saúde para melhor atendimentoA ouvidora da 11º Regional de Saúde de Campo Mourão, Crislaine Raquel Ruppenthal Mantorrani, relata que deseja se aproximar mais das instituições consórcios intermunicipais de saúde e hospitais próprios ao qual pertence, de forma que possa conhecer a realidade e as dificuldades de cada um, os ajudando na implementação das ouvidorias de sua regional. “Apoiando e instrumentalizando essas ouvidorias, a gente acredita que dará mais força a esses ouvidores para que possam levar um meio de acesso dos cidadãos aos gestores desse serviço”, finaliza. 

Para finalizar, o evento contou com uma atividade em grupo, na qual os ouvidores puderam compartilhar separadamente suas experiências e reunir todas suas dúvidas sobre as novas ações.

Fonte: SESA


Mural do Fotos