Notícias

Campanha em Comunidades Indígenas

06/09/17 - 15:03:00 (Douglas Caetano)
Alterado em: 31/12/69 às 18:00:00 por

O Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná abrange em seu território de atendimento 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde. Entre eles contamos com QUATRO municípios que são povoados também pela população indígena. Sendo eles: DIAMANTE DO OESTE, TERRA ROXA, GUAÍRA e SANTA HELENA.

            A população indígena tem a sua própria cultura e segue os seus próprios costumes. Dessa forma é necessário seguir o que diz o Art. 19-F da Lei nº 9.836, de 23 de setembro de 1999 onde: “Dever-se-á obrigatoriamente levar em consideração a realidade local e as especificidades da cultura dos povos indígenas e o modelo a ser adotado para a atenção à saúde indígena, que se deve pautar por uma abordagem diferenciada e global, contemplando os aspectos de assistência à saúde, saneamento básico, nutrição, habitação, meio ambiente, demarcação de terras, educação sanitária e integração institucional”.

Dessa forma, levando em conta algumas características particulares destas comunidades, faz-se necessário promover a recuperação, prevenção e a promoção em saúde. Dessa forma a realização de Campanhas de Prevenção de IST`s HIV/AIDS e Hepatites Virais, assim como informações e aconselhamento sobre uso de drogas, tornam-se imprescindível na busca pelo atendimento de saúde de forma integral para essa população.

O uso de álcool, a prática sexual precoce, o costume de tatuar-se com materiais compartilhados e não esterilizados, assim como outras questões relacionadas à saúde, saneamento básico e habitação, por exemplo, trazem ao serviço de saúde a preocupação em desenvolver formas de recuperação da saúde dessa população assim como levar informação e conhecimento a eles de forma que possam se prevenir e prevenir a própria comunidade de outros graves problemas.

Nos dias 07 e 08 de agosto no Município de GUAÍRA-PR; 17/08/2017 em DIAMANTE DO OESTE; 23 e 29 de agosto  no município de Terra Roxa-PR; no dia 31 de agosto em SANTA HELENA;

 

 

As coletas foram realizadas de forma convencionais para realização de exames dos agravos  para HIV, Sifilis e Hepatites B e C contemplando a população das comunidades indígenas Araguaju, Poha Renda, Yvirati Porã, Yviporã, JEVY, GUARANI, MARANGATU, KARUMBEI, MIRI, TATURI, PORÃ, Y’HOVI, VYA RENDA.

A Campanha realizou-se com o apoio e participação da equipe CTA/SAE e a enfermeiras (o)  da SESAI que acompanharão todas as visitas e coletas.

Foram realizadas 433 coletas convencionais, entregues os folders com informações sobre as doenças, sobre o serviço do CTA, assim como um folder em tupi- guarani confeccionado para essa população, com informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis ainda entregamos em média 7.000 preservativos.

O trabalho realizado foi de extrema importância para o alcance de melhores condições de saúde para a comunidade, assim como para crescimento profissional e pessoal daqueles que participaram do desenvolvimento da campanha.


Mural do Fotos